Noções de easing.[Intermediários+]
2/1/2013, 14:36
Acredito que, para estar em intermediário, o cara já deve saber PELO MENOS o que é easing e como aplicá-lo. O que ele provavelmente não sabe, é que o easing não é constante.
P: PORRA TIO KI, COMO ASSIM?
R: Simples, o easing varia para cada parte do membro, e para cada ação executada.
P:AINDA NÃO ENTENDI, TIO KI.
R: É assim que funciona, veja: Existem 2 stks, um que vai dar o soco, e o outro que vai receber. O que dá o soco, seu braço pode se movimentar exatamente de acordo com o easing(começa lento, acelera e depois para). Se o stk que tomar o soco fizer o mesmo com a cabeça(alvo que será atingido), vai ficar MUITO estranho. O certo seria sofrer uma aceleração brusca e depois frear.
P:Ahhh, estou entendendo. Mas como isso se aplica em uma animação?
R: Veja:
ERRADO:
PIV
Nesse caso, o stick inteiro foi movimentado de acordo com um único easing. Nesse caso, aparenta estar travado, pouco fluído e MUITO irreal.
CORRETO:
PIV
Nesse caso, o stk teve cada um de seus membros se movendo de acordo com suas ações, o easing foi diferente em todas as partes do corpo, usei até DF nas pernas que criou uma percepção melhor ainda. O braço esquerdo levanta rapidamente e o antebraço segue o movimento de acordo com a inércia, o que gera o movimento fluído e mais real.
Correr:
P: Agora sim, tio Ká Í. Mais e com animações mas complexas?
R: Isso não é uma variável, isso pode ser aplicado sempre e em qualquer animação.
P: Como assim?
R: Assim, o estilo de easing varia, temos HFS e Smooth, o estilo de easing varia, logo, as animações são únicas. Entretanto, a movimentação é QUAAAASE a mesma coisa, ela pode variar, mas não depende do estilo do animador, e sim da realidade do movimento, do efeito que quer ser passado. Por isso há tantos tutoriais de como aplicar movimentos, mas pouquíssimos de como aplicar easing. O animador deve sempre buscar seu próprio estilo, mas os iniciantes devem procurar "copiar", reproduzir e aplicar. Para que possam entender o que realmente é o easing, e aplicá-lo em seus próprios movimentos.
P:Ahhh, estou entendendo. Mas como isso se aplica em uma animação de running, por exemplo?
R: É difícil aplicar muito smooth na corrida, uma vez que o objetivo é prometer velocidade. Lembre-se, força=movimento(em alguns casos) Veja:
Esse loop ficou uma merda em potencial.
PIV
P: PORRA TIO KI, COMO ASSIM?
R: Simples, o easing varia para cada parte do membro, e para cada ação executada.
P:AINDA NÃO ENTENDI, TIO KI.
R: É assim que funciona, veja: Existem 2 stks, um que vai dar o soco, e o outro que vai receber. O que dá o soco, seu braço pode se movimentar exatamente de acordo com o easing(começa lento, acelera e depois para). Se o stk que tomar o soco fizer o mesmo com a cabeça(alvo que será atingido), vai ficar MUITO estranho. O certo seria sofrer uma aceleração brusca e depois frear.
P:Ahhh, estou entendendo. Mas como isso se aplica em uma animação?
R: Veja:
ERRADO:
PIV
Nesse caso, o stick inteiro foi movimentado de acordo com um único easing. Nesse caso, aparenta estar travado, pouco fluído e MUITO irreal.
CORRETO:
PIV
Nesse caso, o stk teve cada um de seus membros se movendo de acordo com suas ações, o easing foi diferente em todas as partes do corpo, usei até DF nas pernas que criou uma percepção melhor ainda. O braço esquerdo levanta rapidamente e o antebraço segue o movimento de acordo com a inércia, o que gera o movimento fluído e mais real.
- Spoiler:
- Baixem o PIV para ver os frames
Frame 1: Stk parado no inicio da posição.
Frame 2: Inicio do movimento, o membro central da força nesse movimento é o bicepis e secundariamente, a coluna. Então ele quem oferece aceleração principal do movimento é o braço, o braço se movimenta para cima, com um pequeno auxílio da coluna e o resto do corpo sofre a inércia, o antebraço tende a continuar parado até ser puxado pelo braço.
Frame 3: A mesma coisa que o segundo, com exceção da coluna que não aumenta a força.
Frame 4: Mesmo que o 3.
Frame 5: Começa a ganhar velocidade, o antebraço agora se mexe a favor do movimento e o resto do corpo sofre a mesma reação.
Frame 6: Coluna começa a frear, a cabeça segue a inércia, antebraço ganha força e se levanta. O outro braço se mexe separadamente pois irá fazer movimento próprio.
Frame 7: Coluna parada por um único frame, braço começa a desacelerar, antebraço segue a inércia.
Frame 8: Coluna faz uma leve força parar ajudar o braço a desacelerar, antebraço segue a inércia, porém, desacelerando.
Frame 9: Coluna continua com a força, ultimo frame de desaceleração do braço, antebraço igual ao frame 8
Frame10: Coluna para de fazer força, Braço desce, antebraço começa a frear mais drasticamente, desacelerando, mas seguindo a inércia.
Frame 11: O mesmo que o 10.
Frame 12: Coluna auxilia o movimento, Braço desacelera, antebraço desce bruscamente devido a freada do braço.
Frame 13: Braço desacelera aos poucos, antebraço continua descendo.
Frame 14: Coluna auxilia no movimento do braço, braço levanta aos poucos. Antebraço segue a inércia mas desacelerando bruscamente devido a articulação e a força exercida pelo braço.
Frame 15: O mesmo que o 14.
E por aí vai.
- Spoiler:
- Se alguém tiver mais alguma dúvida, ou dica, manda no tópico que eu aumento o tutorial com a sua dúvida.
Correr:
P: Agora sim, tio Ká Í. Mais e com animações mas complexas?
R: Isso não é uma variável, isso pode ser aplicado sempre e em qualquer animação.
P: Como assim?
R: Assim, o estilo de easing varia, temos HFS e Smooth, o estilo de easing varia, logo, as animações são únicas. Entretanto, a movimentação é QUAAAASE a mesma coisa, ela pode variar, mas não depende do estilo do animador, e sim da realidade do movimento, do efeito que quer ser passado. Por isso há tantos tutoriais de como aplicar movimentos, mas pouquíssimos de como aplicar easing. O animador deve sempre buscar seu próprio estilo, mas os iniciantes devem procurar "copiar", reproduzir e aplicar. Para que possam entender o que realmente é o easing, e aplicá-lo em seus próprios movimentos.
P:Ahhh, estou entendendo. Mas como isso se aplica em uma animação de running, por exemplo?
R: É difícil aplicar muito smooth na corrida, uma vez que o objetivo é prometer velocidade. Lembre-se, força=movimento(em alguns casos) Veja:
Esse loop ficou uma merda em potencial.
PIV
- Spoiler:
- A verdade é que não existe frame vital, raramente, e pelo produto do acaso, braços e pernas se cruzam ao mesmo tempo. Começar assim, não tem problema, mas isso não é uma regra, seu running não vai ficar bom SOMENTE se aplicar frame vital. A razão disso é que os braços só servem para dar equilíbrio, eles não aplicam a mesma quantidade de força e nem a mesma velocidade que as pernas em uma corrida. Não é uma REGRA!!!!!!!
Frame 1: Posição inicial
Frame 2: Tornozelo se estica drasticamente, o resto do corpo segue o movimento.
Frame 3: Braços seguem o movimento, Coxas começam a fazer força para absorver o impacto da queda, tornozelos seguem inércia.
Frame 4: Força é aplicada na coxa e no tornozelo da frente, fazendo com que se dobre, coxa se prepara para empurrar o stk no running. Joelho de trás começa a fazer força para substituir a outra perna, tornozelo segue a inércia, coluna se inclina para manter equilíbrio com aumento de velocidade( incline a coluna qndo parecer que está aumentando velocidade). Braços começam a voltar.
Frame 5: Zona de impacto, Joelho se dobra drasticamente, perna que estava atrás se cruza. (DETALHE QUE NÃO É UM FRAME VITAL)
Frame 6: Coxa empurra o chão, fazendo com que se mova. Tornozelo é esticado. Coxa da frente desacelera, tornozelo segue inércia.
Frame 7: Ultimo frame onde as coxas desaceleram. Tornozelos seguem inércia. Braços se cruzam.
Frame 8-18: repetir frame 3
Re: Noções de easing.[Intermediários+]
2/1/2013, 20:48
ficaria legal se vc coloca as imagens do frame by frame pra gente ter um noção maior
eu não sou intermediario mas fiquei interessado no tutorial
eu não sou intermediario mas fiquei interessado no tutorial
Re: Noções de easing.[Intermediários+]
2/1/2013, 20:58
eu curti tmb cara,ideia boa a do pivotdan ae.
queria q vc ensinasse como correr '-'
queria q vc ensinasse como correr '-'
Re: Noções de easing.[Intermediários+]
2/1/2013, 22:42
Vou adicionar então framebyframe explicando, não fiz isso antes porque não achei necessidade, já que postei o PIV. Mas vou fazer sim. Correr? Ok. Já já eu posto.
- MandrakeMarciano
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Re: Noções de easing.[Intermediários+]
3/1/2013, 00:00
É, então KI, também tem a parte de controle muscular, que se o stick se mover só na inércia, parece que ele só tem controle sobre o braço, e o antebraço é um peso morto, só isso mesmo, legal a idéia, eu já pensei em coisas assim, mas tenho dificuldade pra por em prática ;D
Re: Noções de easing.[Intermediários+]
3/1/2013, 22:56
lol cara,me ajudou esse piv do run ae.
mas se nao é pedir muito,queria que vc ensinasse como fazer normal o conjunto todo de run..sem ser num .piv com o stk parado no centro saca,e como mexer os braços corretamente.
vlwflw
mas se nao é pedir muito,queria que vc ensinasse como fazer normal o conjunto todo de run..sem ser num .piv com o stk parado no centro saca,e como mexer os braços corretamente.
vlwflw
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