Pivot Brasil
Fala Guri! Bem vindo ao Pivot Brasil. Crie sua conta é rapidinho e compartilhe suas animações com a gente. Aqui você pode se tornar uma animador motherfucking foda! Você pode postas suas animas como visitantes em Freestyle também!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Pivot Brasil
Fala Guri! Bem vindo ao Pivot Brasil. Crie sua conta é rapidinho e compartilhe suas animações com a gente. Aqui você pode se tornar uma animador motherfucking foda! Você pode postas suas animas como visitantes em Freestyle também!
Pivot Brasil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
GGTFIM
GGTFIM
Stick Elite
Stick Elite
Masculino
Idade : 26
Posts : 1429
$SC : 985
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 17/05/2011
Medalhas & Troféus : __________[Tutorial] Processo Criativo - Djorik HMUii: 2 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik NQu3g: 7 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik 8Q4Qx: 4 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik Trophy: 0
Alerta :
[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Right_bar_bleue

http://www.fimartes.blogspot.com.br

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

14/12/2015, 21:28
PROCESSO DE CRIAÇÃO:

D J O R I K


1 - Tudo começa com um rascunho

Queria fazer algo relacionado a vikings,então comecei a esboçar o personagem.Mais tarde no processo,eu vi que estava muito 'meeh',e decidi ativar o modo osmose artística - que nada mais é do que ser influenciado por várias outras imagens relacionadas ao tema,que era VIKINGS E CARAS BARBUDOS MAL ENCARADOS.
Fui no Pinterest,e pesquisei referências de materiais,estilos de armaduras,etc...Não vou postar as referências aqui,mas tinham imagens com armaduras pesadas,vestimentas simples,vestimentas cheia de panos,couro...e isso gerou o rascunho semi-final.Tentei juntar um pouco de cada imagem escolhida para o personagem,e o mesmo aconteceu com o fundo.Pesquisei imagens da maravilhosa Islândia e suas paisagens incríveis.Peguei imagens de pedras e morrinhos verde/marrons para montar o rascunho do fundo:


[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Vi


2 - Rascunho 2.0

Depois de ter feito o primeiro rascunho,notei que algumas coisas estavam estranhas.Arrumei a posição da cabeça do Djorik,que estava muito para trás no primeiro rascunho (coloquei ela mais pra frente) e a segunda coisa foi o coelho em sua mão - Parecia que ele estava gostando da carona (mas na verdade ele está morto).Então,fui buscar mais referências.Dessa vez,busquei imagens de coelhos mortos (não foi tão desagradável assim...achei que seria BEM pior) e escolhi uma que era exatamente o que procurava - uma imagem de coelhos mortos,sendo pendurados pelas orelhas.Peguei a imagem e usei de referência para esboçar melhor o coelho:

Spoiler:

3 - O início da Lineart

Depois de contente com o resultado do esboço,comecei a fazer as linhas do desenho.Nesse estágio do processo eu comecei a mudar algumas coisas e adicionar outras que não estavam presentes no esboço. Adicionei detalhes diversos,mudei a posição do cabelo,mudei as ombreiras,mudei os braceletes e adicionei uma faca grande em sua coxa.

Spoiler:


4 - O fim do Lineart

Depois que fiquei contente (novamente) comecei a ficar descontente (novamente - e isso ainda vai acontecer MUITO) com coisas que poderiam ser melhoradas.Como por exemplo,a mão que segura o machado.Procurei referências novamente,de mãos segurando machados,e consegui um resultado menos ''dedos de linguiça''.
Depois de arrumar ele,apaguei algumas linhas do esboço (na parte perto do cabelo,nas braçadeiras,ombreira...) pois já tinha em mente que iria deixar o esboço no desenho final,para dar um visual mais pesado e sujo.
Em seguida,fiz as linhas de fundo - com um traço mais fino.

Spoiler:


5 - O começo das cores

Depois de contente com tudo (novamente²),comecei a decidir as cores do personagem.Comecei escolhendo tons de marrom,laranja e vermelho.As mesmas imagens de referência que usei no esboço,serviram para a base das cores.
Aquelas bolinhas na direita são os tons inciais que selecionei (algumas cores são para a vestimenta,outras para pele,terra,grama,céu..) :

Spoiler:

6 - Contente ou Descontente ?

Logo em seguida,como de costume,as cores não estavam me agradando,então decidi re-pensar as cores como um todo.Pensei em como faria o fundo,e como faria o clima do ambiente.Decidi que  o fundo seria algo mais lavado e ''nublado'' com brancos - bem o clima da Islândia.
Então,eu deixei as cores mais próximas.Tudo um pouco mais voltado pro marrom e vermelho,pois não queria ele muito diversificado nas cores.
Ah,e também adicionei um detalhe indicando que o manto que ele veste é mais longo nas costas.Fiz um pedaço maior,atrás do braço segurando o coelho:

Spoiler:

7 - ...Descontente

Em seguida,bateu aquela onda descontente em mim,e decidi mudar o design do cinto.Fiz algo mais comum e funcional.Quando penso nessas questões de design,sem querem,começo a pensar no estilo do personagem.De onde ele vem ? Qual sua personalidade ? Na verdade,no estágio do esboço que isso havia começado.Por que ele tem essa cara de meia idade cansado ? Por que ele usa uma faca no cinto da coxa,quando ele tem um machado ?
Tudo se tornou uma resolução.Um motivo para o design.Ele usa a faca para caçar,pois esmagaria o anima com esse machado,e teria movimentos lentos e incapazes de serem efetivos em locais confinados.Ele tem essa cara porque caça,e faz coisas de viking por bastante tempo e tem cicatrizes para contar história.Usa uma ombreira de placas de metal porque também é um guerreiro.
 Nesse ponto,o conceito do personagem já estava definido :

Spoiler:

8 - Contente

Terminei de fazer as cores dos pés,e fiquei contente com o resultado (só mais um contente perto dos descontentes quer virão...e ainda bem que fico descontente).Ah,também adicionei outra cicatriz no lado direito de seu rosto.
Agora eu começo as cores do fundo e algumas pinceladas (antes,tudo foi feito com a ferramenta lápis,pois queria um resultado 100% sólido nas cores e linhas).Usando o pincel, consegui resultados de cores agradáveis (nas nuvens por exemplo) :

Spoiler:

9 - Refinando

Comecei a trabalhar um pouco mais,definindo as formas e volumes de certas coisas.Ajustei o verde e o marrom dos morrinhos,pintei as pedras,defini um pouco mais as nuvens,defini algumas montanhas ao longe,pintei a árvore,e comecei o processo divertido de cansativo de fazer os reflexos no rio e suas ondinhas bacanas.
Para fazer os reflexos,peguei o pincel e selecionei o verde dos morrinhos e as cores dos pés e da pedra.Dei uma passada um pouco leve na parte da água,gerando um verde-azulado e outras cores-azuladas.Peguei as cores e comecei a fazer o formato invertido dos morrinhos e coisas perto da água - além de usar tons claros e escuros para dar esse feito de irregularidade no rio (as ondinhas bacanas):


Spoiler:

10 - Luz e Sombras

Em seguida,refinei ainda mais o fundo,adicionando um ponto de luz provisório.Trabalhei ainda mais as nuvens e destaquei ainda mais as montanhas ao longe.Também usei um efeito de fumaça para dar impressão de distância e clima.Depois de chegar ao ponto de 'contente até agora' com o fundo,comecei a aplicar as sombras no personagem.
Usei tons mais escuros para as sombras (obviamente,mas outros tipos de cores e tons também funcionam.Alguns de meus trabalhos possuem cores com tons azulados e roxos! e mesmo assim,são sombras).Tentei definir a área iluminada no rosto do Djorik.Deixei apenas espaços sem sombra,que ficaram ainda mais destacados por conta da cor mais escura que está em volta:

Spoiler:


11 - Luzes,sombras e outras mudanças

Continuei o processo de sombreamento do personagem,usando o mesmo princípio de cores que disse na frase acima.Tentei seguir o formato das coisas para fazer sombras mais precisas.Note as sombras em sua braçadeira direita - as linhas das sombras não são iguais,pois as tiras estão entrelaçadas,e umas mais apertadas do que outras...outras passam por cima e ficam maiores.
O recorte da sombra também é importante para definir o tipo de material.O recorte ''duro'' das sombras das braçadeiras sugere um material mais sólido.Note que na barba,o recorte é visível com vários tracinhos,sendo os pelos irregulares.O mesmo acontece com o pelo do coelho.Também apliquei o reflexo azul da água no corpo do personagem e nos objetos próximos a ela.
Em relação ao fundo,DANE-SE O SOL! QUEM PRECISA DELE ???
É um dia úmido,com um clima de névoa,então resolvi não deixar o sol evidente,e trabalhei mais nos efeitos de clima - efeitos de névoa no horizonte,recortando ainda mais os planos do desenho:

Spoiler:

12 - Finalização

Alguns retoques no rio,ajuste de cores,MAIS trabalho nas nuvens,MAIS definição da névoa...Trabalhei visando o conceito geral do ambiente e do clima - Separei planos usando a névoa e usei uma base de cor por cima das outras do fundo,para deixar tudo ainda mais ''combinado'' com o clima nubladinho.Coloquei uma camada de azul com uma opacidade muito baixa. Trabalhei nas sombras do fundo - fazendo nas pedras e no relevo geral.Depois,adicionei outra camada de traços no fundo,pois achei que estava muito apagado.Trabalhei ainda mais no rio colocando cores mais escuras e moldando ainda mais as ondinhas bacanas e sua interação com reflexos de luz e sombra,e coloquei uma moldura preta no trabalho - porque sim - e minha assinatura.
Estou contente com o desenho (até agora).O segredo é não ficar olhando muito.
Espero ter ajudado alguém com esse passo a passo.
Dica solta : Quando você não consegue resolver o desenho para ficar agradável ao seus olhos,pare e continue outra hora.O Djorik demorou  umas 10 horas - entre idealização,decisão,lineart,cores...e outras coisas que tomam o tempo,tipo a internet no geral.

Até o próximo!

Spoiler:


>>> GIF DO PROCESSO <<<
Luke
Luke
Colaborador
Colaborador
Masculino
Idade : 28
Posts : 1010
$SC : 239
Localização : Orlando, FL
Data de inscrição : 10/10/2010
Medalhas & Troféus : __________[Tutorial] Processo Criativo - Djorik HMUii: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik NQu3g: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik 8Q4Qx: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik Trophy: 0
Alerta :
[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Right_bar_bleue

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty Re: [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

14/12/2015, 21:53
Jesus Christ dude...
Como pode velho, ficou muito fera, tanto a explicação quanto o desenho.
Adoro seus desenhos cara... Continua postando eles por favor.
LkPB
LkPB
Admin
Admin
Masculino
Idade : 29
Posts : 1528
$SC : 3470
Localização : João Pessoa, PB
Data de inscrição : 14/08/2010
Medalhas & Troféus : __________[Tutorial] Processo Criativo - Djorik HMUii: 23 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik NQu3g: 13 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik 8Q4Qx: 11 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik Trophy: 0
Alerta :
[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Right_bar_bleue

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty Re: [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

14/12/2015, 22:30
Você devia ganhar mais dinheiro com isso ai. AHSUehuASe muito foda, man. ate deu vontade de aprender a desenhar

mano, taca um patreon. Em algumas speedart, taca teu patreon la no final do video e tals. ganha uns dolares. divulga e pá. filé demais uns 10 dolares por mês no inicio
GGTFIM
GGTFIM
Stick Elite
Stick Elite
Masculino
Idade : 26
Posts : 1429
$SC : 985
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 17/05/2011
Medalhas & Troféus : __________[Tutorial] Processo Criativo - Djorik HMUii: 2 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik NQu3g: 7 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik 8Q4Qx: 4 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik Trophy: 0
Alerta :
[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Right_bar_bleue

http://www.fimartes.blogspot.com.br

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty Re: [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

14/12/2015, 22:32

brigadão luks!
vou postar mais 1 sim.Tenho um monte de img do passo a passo do Majig ( carinha medieval usando uma faca q eu fiz).Mas basicamente,a explicação de todos é a mesma xD

-

po admir,eu pensei em fazer isso mas nunca saiu do papel.Ano que vem eu vou investir nissae pra ganhar uns trocadalho (talvez esse ano tmb,quem sabe hauihde)
Luke
Luke
Colaborador
Colaborador
Masculino
Idade : 28
Posts : 1010
$SC : 239
Localização : Orlando, FL
Data de inscrição : 10/10/2010
Medalhas & Troféus : __________[Tutorial] Processo Criativo - Djorik HMUii: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik NQu3g: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik 8Q4Qx: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik Trophy: 0
Alerta :
[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Right_bar_bleue

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty Re: [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

14/12/2015, 23:16
GGTFIM escreveu:
brigadão luks!
vou postar mais 1 sim.Tenho um monte de img do passo a passo do Majig ( carinha medieval usando uma faca q eu fiz).Mas basicamente,a explicação de todos é a mesma xD

Ah mas ai faz de vários desenhos ta ligado? Tipo, nem que seja uma paisagem ou algo do tipo, acho bem massa ver o passo a passo das coisas, é bem interessante.
E mesmo que seja igual a explicação, adoro desenhos/videos/séries, etc de vikings, acho a coisa mais divertida do mundo uhahauhauha
GGTFIM
GGTFIM
Stick Elite
Stick Elite
Masculino
Idade : 26
Posts : 1429
$SC : 985
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 17/05/2011
Medalhas & Troféus : __________[Tutorial] Processo Criativo - Djorik HMUii: 2 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik NQu3g: 7 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik 8Q4Qx: 4 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik Trophy: 0
Alerta :
[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Right_bar_bleue

http://www.fimartes.blogspot.com.br

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty Re: [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

15/12/2015, 02:35
sim xD
daqui pra frente eu vou tentar fazer com todos.É q tem vez q eu esqueço de salvar pra mostrar o processo direitinho aehuidh
Luke
Luke
Colaborador
Colaborador
Masculino
Idade : 28
Posts : 1010
$SC : 239
Localização : Orlando, FL
Data de inscrição : 10/10/2010
Medalhas & Troféus : __________[Tutorial] Processo Criativo - Djorik HMUii: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik NQu3g: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik 8Q4Qx: 0 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik Trophy: 0
Alerta :
[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Right_bar_bleue

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty Re: [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

15/12/2015, 10:08
Não precisa fazer com todos também né hahaha, mas sempre que vc postar vou ver e comentar, com certeza hahaha.
Enfim, boa sorte com suas artes ai ggt, vamo que vamo.
GGTFIM
GGTFIM
Stick Elite
Stick Elite
Masculino
Idade : 26
Posts : 1429
$SC : 985
Localização : São Paulo
Data de inscrição : 17/05/2011
Medalhas & Troféus : __________[Tutorial] Processo Criativo - Djorik HMUii: 2 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik NQu3g: 7 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik 8Q4Qx: 4 [Tutorial] Processo Criativo - Djorik Trophy: 0
Alerta :
[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Right_bar_bleue

http://www.fimartes.blogspot.com.br

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty Re: [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

15/12/2015, 17:32
<3
vlw pelo apoio

eu curto pra caramba fazer isso.É bom pq eu consigo saber melhor COMO eu trabalho.Criar um método e tals.Sempre pensar e planejar.
Conteúdo patrocinado

[Tutorial] Processo Criativo - Djorik Empty Re: [Tutorial] Processo Criativo - Djorik

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos