Pivot Brasil
Fala Guri! Bem vindo ao Pivot Brasil. Crie sua conta é rapidinho e compartilhe suas animações com a gente. Aqui você pode se tornar uma animador motherfucking foda! Você pode postas suas animas como visitantes em Freestyle também!

Compartilhe
Ir em baixo
GGTFIM
GGTFIM
Stick Elite
Stick Elite
Masculino
$SC : 985
Medalhas & Troféus : __________[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores HMUii: 2 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores NQu3g: 7 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores 8Q4Qx: 4 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Trophy: 0
Alerta :
[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Right_bar_bleue

http://www.fimartes.blogspot.com.br

[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Empty [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores

em 13/9/2015, 18:54
Esse tópico vai ser pra quem quiser aprender a desenhar.
-

Já vou falar logo de cara,que não existe segredo nenhum além da boa e velha PRÁTICA.Se você realmente quer,então pratique
.
-
Vou postar em partes separadas (spoilers) os tutoriais de cada coisa,com imagens e textos,e a cada tutorial lançado,terá uma tarefa - um exercício que você irá fazer,postar aqui,e receber SC caso tenha feito um bom trabalho (como se fosse o esquema de julgamento nas animações que vão para os treinos.Terão 1º 2º e 3º lugar.)

Mas antes de postar,gostaria de saber:

-Quem está interessado ?
-O que você quer aprender primeiro ?
-Está disposto a fazer os exercícios ?
-Você possui uma mesa digitalizadora ?
(aquelas tablets pra desenhar no pc)
-Você possui impressora ? (para caso você não tenha a tablet,poderá fazer os exercícios do jeito tradicional,com lápis de borracha)

(responda isso por pm a partir de 14/09)

-----

[TUTORIAL 1 - Luz,sombra e cores]

Spoiler:

Nesse primeiro tutorial,vou ajudar você a COLORIR um desenho,tendo em mente luz e sombra.

Esse aqui é o desenho em que vocês irão fazer o exercício proposto mais a frente:

Spoiler:
[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores KQhVZQa

-Quem tiver tablet pra desenho,aqui está o link para download do arquivo .PSD,que pode ser aberto no programa PHOTOSHOP ou Paint Tool (com a layer separada para facilitar na pintura [só pintar na layer abaixo]) : >>>DOWNLOAD DO .PSD<<<

- Quem não tiver uma tablet,basta imprimir a imagem,colorir usando lápis,giz,tinta...tirar uma foto/escanear,e postar o resultado aqui neste tópico.

-Sobre o tutorial-
Tenha em mente,que cada tipo de material possui uma sombra própria.
A sombra que uma chapa de aço forma no chão,devido ao seu estado sólido,é MACIÇA.DENSA.
Mas,quando vemos a sombra de um papel de seda projetada no chão,ela é fraca - devido a sua densidade baixa - e causa um efeito de transparência.

Outra coisa para se analisar,é a sombra projetada no PRÓPRIO OBJETO.Note na vida real,que a sombra que é projetada em seu próprio braço,CONTORNA e SEGUE O MOVIMENTO DA SUA MASSA CORPORAL.

Note também,que nos dias mais quentes,onde a luz é mais intensa,a sombra será mais RECORTADA e DENSA - e nos dias normais,será mais SUAVE e ESFUMAÇADA.
(Sombras e luzes esfumaçadas também servem para causar um efeito de pele,comum quando vemos desenhos de mulheres.Nos causa impressão de pele macia)

Mas então,como fazer as sombras de cada tipo de material,interagindo com outros tipos de materiais ?!
É simples na teoria...mas com a prática,você conseguirá em pouco tempo chegar até um nível decente.

Sombras de luzes FORTES = Sombras mais DENSAS e ESCURAS [como no exemplo que está na parte do EXERCÍCIO]
Sombras de luzes um pouco mais FRACAS = sombras mais ESFUMAÇADAS nas bordas e com uma tonalidade MENOS ESCURA
.

No caso do desenho tradicional com lápis e papel,você pode tanto usar o dedo para esfumaçar,ou trabalhar usando TRACINHOS e RISCOS FINOS - sempre procurando seguir o formato do objeto em que a sombra está projetada.Já no desenho digital,você pode tanto usar o lápis comum se preferir,ou então usar sprays ou pincéis esfumaçados - Tanto para fazer a luz como as bordas das sombras.

-Sobre o exercício-

Vocês podem pintar esse cara de qualquer cor,MAS,tendo em mente de onde vem a luz e como a sombra INTERAGE COM O VOLUME DO PERSONAGEM - Veja o exemplo:
Spoiler:
[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores 53ljJ07

Perceba como a sombra ''abraça'' a massa do desenho.Como a sombra respeita,e segue os traços do desenho.

Como no desenho apenas com as linhas eu não fiz sombras indicativas o suficiente,você pode fazer o ponto de luz a onde quiser

O foco desse tutorial como o próprio título já diz,será em Luz,sombra e cores - ambos interagindo - então a sombra também poderá ser colorida,assim como a luz no personagem - que no caso do exemplo,eu usei um efeito esfumaçado,um pouco mais claro que o tom marrom geral que apliquei nele.

Sobre as sombras,tentem usar tons mais escuros de outras cores,e não somente o preto absoluto.Então,solte a criatividade.Experimente cores e combinações legais,poste aqui,e você receberá criticas construtivas!

Última edição por GGTFIM em 14/9/2015, 15:26, editado 5 vez(es)
Marcosnauta
Marcosnauta
Pivot 1.0
Pivot 1.0
Masculino
$SC : 506
Medalhas & Troféus : __________[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores HMUii: 2 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores NQu3g: 1 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores 8Q4Qx: 1 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Trophy: 0
Alerta :
[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Right_bar_bleue

[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Empty Re: [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores

em 13/9/2015, 19:40
Estou interessado em aprender a pintar os desenhos pelo pc :v Porque eu já sei desenhar...
Quero aprender primeiro tudo sobre o programa que vou usar
Estou disposto a fazer ALGUNS exercícios, só sobre pintura.............................
Não possuo mesa digitalizadora
E eu tenho impressora que da pra digitalizar os desenhos :v

Pela madrugueixon, preciso aprender a pintar os desenhos ME ENSINA POARR
GGTFIM
GGTFIM
Stick Elite
Stick Elite
Masculino
Medalhas & Troféus : __________[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores HMUii: 2 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores NQu3g: 7 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores 8Q4Qx: 4 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Trophy: 0
Alerta :
[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Left_bar_bleue3 / 1003 / 100[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Right_bar_bleue

[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Empty Re: [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores

em 13/9/2015, 20:49
COMO TU VAI PINTAR OS DESENHO SEM A MESA ?
dá um trampo infernal fazer isso com o mouse,mano D;

ok,primeiro tutorial vai ser como pintar.
Marcosnauta
Marcosnauta
Pivot 1.0
Pivot 1.0
Masculino
$SC : 506
Medalhas & Troféus : __________[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores HMUii: 2 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores NQu3g: 1 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores 8Q4Qx: 1 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Trophy: 0
Alerta :
[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Left_bar_bleue0 / 1000 / 100[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Right_bar_bleue

em 13/9/2015, 20:50
Da pra usar o celular como mesa, ta ligado? :v
GGTFIM
GGTFIM
Stick Elite
Stick Elite
Masculino
Alerta :

em 14/9/2015, 15:24
FRIMEZA
-
>primeiro tutorial postado
>vai ter premiação para as 3 melhores tarefas/exercícios
>3 a 10 SC
T1GR4
T1GR4
Novato
Novato
Feminino
$SC : 373
Medalhas & Troféus : __________[Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores HMUii: 0 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores NQu3g: 0 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores 8Q4Qx: 1 [Aprenda a desenhar] - Luz,sombra e cores Trophy: 0
Alerta :

em 14/9/2015, 19:29
Quero aprender pois gosto e,futuramente,quero trabalhar com isso,e quero aprender pelo pc,sem o auxílio de uma mesa digitalizadora.
Eu gosto disso e facilmente faria meu passatempo favorito,e não possuo impressora.Não se preocupe pela dificuldade de pintar pelo mouse,eu ja estou meio treinada,mas ainda não sei direito a posição em que as sombras devem ficar e blablabla.Quero aprender isso e a conseguir desenhar algo da minha mente,sem o auxílio de alguma foto,ou inventando.É Permitido?
Vlw Flw

EDIT:Vou ganhar uma mesa digitalizadora de aniversário,e quero aprender a desenhar melhor com as próprias mãos também.
GGTFIM
GGTFIM
Stick Elite
Stick Elite
Masculino
Alerta :

em 14/9/2015, 19:36
entendo.
Deboas então.Sobre as sombras,o truquezinho é pensar em 3D.Com o tempo e pratica (além de observação) tu pega a manha.
-
claro que é permitido fazer isso!
oq eu mais faço é isso heh
mas é muito bom no começo,você aprender primeiro os conceitos basicos de anatomia,traços,etc...pq tipo...se vc nao sabe fazer o básico,vai ser dificil conseguir fazer isso da mente.
Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: