Alpha mega tutorial [Construção]
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Alpha mega tutorial [Construção]
9/7/2010, 10:45
Bom aqui vou colocar uma das minhas principais especialidades, estilos que sou bom, efeitos, e técninca que realmente fazem a diferença em uma anima. Aqui você não encontra técnicas com easyng, digamos que é um tutorial pra animadores que já tem alguma noção de como animar.
Como eu disse acima, são técnicas que eu tenho experiência, então não diga que algo está errado ou faltando, esse é o MEU jeito de fazer tal efeito ou movimento.
Então... vamos lá.
-Smooth
É uma técnica um tanto peculiar já que o movimento tem um "começo, meio e fim". O que eu quero dizer com isso é que por ser um movimento suave, deve ser coerente do começo ao fim.
-Exemplo
Piv
Primeiramente faça o download da animação, por apenas explicarei, então você, leitor, deve acompanhar a explicação com o piv.
Ao meu ponto de vista, ai temos um bom exemplo de smooth, principalmente no braços do frame 14 ao frame 20.
Como podemos perceber, o movimento dos braços tem toda uma tragetória para chegar a cintura do stickman. Essa tragetória é o que dá a suavidade a animação. Uma coisa que costumo observar muito em animas que tem uma grande quantidade de smooth, são os movimentos circulares (assim como no exemplo), talvez o smooth seja o estilo que mais serve para o pivot, já que muitos animadores tem limitações em relação ao 3D. Acho que o smooth é o melhor estilo para o pivot por ser um programa 2D, então os movimentos com smooth ajudam essa animação a ter seu sentido. (Não consegui explicar tão bem assim, mas acho que tá bom o suficiente).
-Sangue
Faz uma boa diferença, já que, além de dar um vizual bem legal pra algumas animações. Saber em que tipo de animação usar o sangue é algo muito importante, não se deve usar em uma animação que dê enfase a movimentos ou cenários, o principal foco de uma animação que envolva sangue deve ser "os ferimentos", já que ninguém sangra quando está tomando água, por exemplo em uma animação de luta.
-Exemplo
Piv
Cada um faz o tipo de sangue que achar melhor, eu fiz assim pra tentar ser orginal e diferente. descubra o seu estilo de fazer o sangue, seja criativo.
Como podemos observar não é uma grande quantidade de sangue que sai, afinal é só um soco e um chute que acertam o rosto do outro stickman. Se fosse o caso de um headshot, a quantidade de sangue devira ser muito maior, como podemos observar abaixo.
Piv
-Degradê
Piv
Esse é mais um efeito bem legal de se usar em uma animação tanto como efeitos de luz, brilho e para alguns "poderes" também.
Basicamente se trata de "desfazer" a cor. Como podemos observar no exemplo acima, a cor vai sumindo aos poucos (o "teto"), ou se torna outra (a bola).
No caso em que a cor some (teto), a única coisa que é necessário de se fazer é mudar a luminosidade da cor conforme os sticks, neste caso, mudei a luminosidade de 10 em 10 (240>230>220>210>.., eu usei de 10 em 10, mas você pode fazer de 20 em 20, coisa que facilita bastante). Observe isto no piv.
No caso da mudança de cor (bola), o que se deve fazer é mudar a matriz da cor conforme os sticks. Pode-se mudar de 5 em 5 (135>140>145>150>155>160>.., eu não testei, mas acho que pode ser feito de 10 em 10)
Você pode observar essa mudança que eu falei acessando aquele botãozinho "color" > "definir cores personalizadas", depois basta ver a mudança dos valores da matriz e da luminosidade, dependendo do caso que está observando.
Atenção: No gif as cores se misturam e fica uma coisa muito feia, mas se pode usar um daqueles editores de arquivos gif e melhorar a qualidade, retirando a distorção e mistura.
Como eu disse acima, são técnicas que eu tenho experiência, então não diga que algo está errado ou faltando, esse é o MEU jeito de fazer tal efeito ou movimento.
Então... vamos lá.
-Smooth
É uma técnica um tanto peculiar já que o movimento tem um "começo, meio e fim". O que eu quero dizer com isso é que por ser um movimento suave, deve ser coerente do começo ao fim.
-Exemplo
Piv
Primeiramente faça o download da animação, por apenas explicarei, então você, leitor, deve acompanhar a explicação com o piv.
Ao meu ponto de vista, ai temos um bom exemplo de smooth, principalmente no braços do frame 14 ao frame 20.
Como podemos perceber, o movimento dos braços tem toda uma tragetória para chegar a cintura do stickman. Essa tragetória é o que dá a suavidade a animação. Uma coisa que costumo observar muito em animas que tem uma grande quantidade de smooth, são os movimentos circulares (assim como no exemplo), talvez o smooth seja o estilo que mais serve para o pivot, já que muitos animadores tem limitações em relação ao 3D. Acho que o smooth é o melhor estilo para o pivot por ser um programa 2D, então os movimentos com smooth ajudam essa animação a ter seu sentido. (Não consegui explicar tão bem assim, mas acho que tá bom o suficiente).
-Sangue
Faz uma boa diferença, já que, além de dar um vizual bem legal pra algumas animações. Saber em que tipo de animação usar o sangue é algo muito importante, não se deve usar em uma animação que dê enfase a movimentos ou cenários, o principal foco de uma animação que envolva sangue deve ser "os ferimentos", já que ninguém sangra quando está tomando água, por exemplo em uma animação de luta.
-Exemplo
Piv
Cada um faz o tipo de sangue que achar melhor, eu fiz assim pra tentar ser orginal e diferente. descubra o seu estilo de fazer o sangue, seja criativo.
Como podemos observar não é uma grande quantidade de sangue que sai, afinal é só um soco e um chute que acertam o rosto do outro stickman. Se fosse o caso de um headshot, a quantidade de sangue devira ser muito maior, como podemos observar abaixo.
Piv
-Degradê
Piv
Esse é mais um efeito bem legal de se usar em uma animação tanto como efeitos de luz, brilho e para alguns "poderes" também.
Basicamente se trata de "desfazer" a cor. Como podemos observar no exemplo acima, a cor vai sumindo aos poucos (o "teto"), ou se torna outra (a bola).
No caso em que a cor some (teto), a única coisa que é necessário de se fazer é mudar a luminosidade da cor conforme os sticks, neste caso, mudei a luminosidade de 10 em 10 (240>230>220>210>.., eu usei de 10 em 10, mas você pode fazer de 20 em 20, coisa que facilita bastante). Observe isto no piv.
No caso da mudança de cor (bola), o que se deve fazer é mudar a matriz da cor conforme os sticks. Pode-se mudar de 5 em 5 (135>140>145>150>155>160>.., eu não testei, mas acho que pode ser feito de 10 em 10)
Você pode observar essa mudança que eu falei acessando aquele botãozinho "color" > "definir cores personalizadas", depois basta ver a mudança dos valores da matriz e da luminosidade, dependendo do caso que está observando.
Atenção: No gif as cores se misturam e fica uma coisa muito feia, mas se pode usar um daqueles editores de arquivos gif e melhorar a qualidade, retirando a distorção e mistura.
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Re: Alpha mega tutorial [Construção]
9/7/2010, 12:14
Ficou muito bom cara, tenho certeza que irá ajudar bastante muitos animadores. Continue. Boa sorte na produção do tutorial!
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Re: Alpha mega tutorial [Construção]
10/7/2010, 14:46
Up, efeito degradê adicionado
- LUCA_PIVOTNovato
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Re: Alpha mega tutorial [Construção]
22/8/2010, 19:22
GOSTEI BASTANTE ME ENSINA AI PASSA O SEU MSN
Vou avisar primeiramente , pois é se primeiro post , espero que leia as regras e siga elas ~Claudinho
Closed , RB se quiser que reabra , me manda uma pm ou me avise , flw .
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- Ping Pong KisukeNovato
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Re: Alpha mega tutorial [Construção]
28/8/2010, 16:10
vei serio malz aew eu nao entendi =)
O vc assiste fairy tail? ou e so pra se feliz issu
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Re: Alpha mega tutorial [Construção]
19/12/2010, 13:36
nao sou de criti car sou novo mais fico estranho nao entendi a parte do sangue
- Max LorranNovato
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Re: Alpha mega tutorial [Construção]
13/2/2011, 17:47
xou , muito bom , me ajudou muito , espero um dia ser um grande animador!
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